
Indicador | Líder no | ||||
4T11 | 1T12 | 2T12 | 3T12 | ||
Celulares | Market Share | Vivo | Vivo | Vivo | Vivo |
Crescimento | Adições Líquidas | TIM | Vivo | TIM | Vivo |
Receita | Receita Líquida | Vivo | Vivo | Vivo | Vivo |
Receita p/ Cliente | ARPU | Vivo | Vivo | Vivo | Vivo/Oi |
Rentabilidade | Margem EBITDA | Vivo | Vivo | Vivo | Vivo |
Qualidade | Metas da Anatel | TIM | Vivo | ? | ? |
Cobertura | População Atendida | Vivo | Vivo | Vivo | Vivo |
Nota: A ordem não reflete a importância dos indicadores. CTBC e Sercomtel não foram incluídas na análise.
O indicador de qualidade não pode ser avaliado, pois a Anatel suspendeu em abril a divulgação dos índices de atendimento de metas de qualidade pelas operadoras.
O desempenho da TIM, Claro e Oi no 3T12 foi impactado pela suspensão das vendas destas operadoras em alguns estados determinada pela Anatel .
Apresenta-se a seguir os resultados para cada um destes indicadores no 3T12.
Market Share: Vivo lidera e ganha market share no trimestre.
A Vivo, maior operadora de celular do Brasil, terminou o 3T12 com 76,8 milhões de celulares e market share de 29,67%.
![]() |
A Vivo e a Oi ganharam market share no trimestre.
- | Market Share | Variação do Market Share (pontos percentuais) | |||||||
1T11 | 2T11 | 3T11 | 4T11 | 1T12 | 2T12 | 3T12 | p.p. (TRI) | p.p. (3T12/3T11) | |
Vivo | 29,48% | 29,47% | 29,49% | 29,54% | 29,81% | 29,56% | 29,67% | 0,11 | 0,18 |
TIM | 25,11% | 25,55% | 26,04% | 26,46% | 26,80% | 26,89% | 26,81% | -0,18 | 0,77 |
Claro | 25,39% | 25,55% | 25,30% | 24,93% | 24,56% | 24,58% | 24,51% | -0,07 | -0,79 |
Oi | 19,69% | 19,10% | 18,84% | 18,78% | 18,53% | 18,65% | 18,69% | 0,04 | -0,15 |
A Vivo é a líder em market share nas 3 regiões, em 12 das 27 unidades da federação e em 30 das 67 áreas locais (DDD).
- | Líder em Market Share no 3T12 | ||
Região | UF* | áreas locais (DDD) | |
Vivo | I, II e III | 12 | 30 |
Claro | - | 8 (+1) | 15 |
Tim | - | 5 | 16 |
Oi | - | 2 (-1) | 6 |
Área | Perdeu a liderança | Ganhou a liderança |
Pará | TIM | Vivo |
Rio de Janeiro | Vivo | Claro |
Pernambuco | Oi | TIM |
![]() |
Pré-pago | 1T11 | 2T11 | 3T11 | 4T11 | 1T12 | 2T12 | 3T12 |
Vivo | 28,2% | 28,0% | 27,8% | 28,0% | 28,3% | 28,0% | 28,0% |
TIM | 26,1% | 26,7% | 27,2% | 27,6% | 28,1% | 28,1% | 28,1% |
Claro | 24,6% | 24,7% | 24,5% | 24,1% | 23,7% | 24,0% | 24,1% |
Oi | 20,9% | 20,3% | 20,2% | 20,1% | 19,6% | 19,6% | 19,5% |
![]() |
Pós-pago | 1T11 | 2T11 | 3T11 | 4T11 | 1T12 | 2T12 | 3T12 |
Vivo | 35,5% | 36,1% | 36,8% | 36,6% | 36,5% | 36,6% | 36,9% |
Claro | 29,1% | 29,3% | 28,9% | 28,8% | 28,2% | 27,0% | 26,2% |
TIM | 20,5% | 20,3% | 20,7% | 21,1% | 21,2% | 21,3% | 21,1% |
Oi | 14,2% | 13,7% | 12,9% | 13,0% | 13,6% | 14,5% | 15,3% |
Crescimento: Vivo lidera em adições líquidas no trimestre
As adições líquidas de 2,7 milhões de celulares do 3T12 foram as menores desde o 1T07 marcando o início de uma fase menor crescimento para o mercado de celular no Brasil (mais detalhes).
A Vivo liderou o crescimento no trimestre, beneficiando-se em parte do baixo crescimento das demais operadoras em julho.
- | Adições Líquidas (milhares) | ||||||
1T11 | 2T11 | 3T11 | 4T11 | 1T12 | 2T12 | 3T12 | |
Vivo | 1.769 | 1.988 | 2.989 | 4.515 | 3.230 | 936 | 1.086 |
Oi | 2.170 | 67 | 1.332 | 1.642 | 986 | 1.302 | 604 |
TIM | 1.821 | 2.676 | 3.685 | 4.873 | 3.134 | 1.656 | 535 |
Claro | 1.800 | 2.096 | 1.979 | 2.866 | 1.217 | 1.370 | 481 |
A Vivo liderou em adições líquidas de pós-pago, mas foi superada pela Claro no pré-pago.
![]() |
Receita líquida: Vivo mantém a vantagem em relação às demais operadoras
![]() |
Nota: Oi só divulga receita para celulares no mercado de varejo (mobilidade pessoal).. Receita da Claro sem eliminação de receitas comuns com Embratel, não inclui longa distância.
A Vivo se manteve na liderança com uma receita de R$ 5,3 bilhões no 3T12 e crescimento de 8,5% na comparação com o 3T11.
R$ milhões | 1T11 | 2T11 | 3T11 | 4T11 | 1T12 | 2T12 | 3T12 | Cresc. tri | Cresc. 3T12/3T11 |
Vivo | 4.671 | 4.732 | 4.923 | 5.261 | 5.106 | 5.128 | 5.341 | 4,1% | 8,5% |
TIM | 3.501 | 3.983 | 4.114 | 4.433 | 4.187 | 4.269 | 4.495 | 5,3% | 9,3% |
Claro | 3.092 | 3.060 | 3.138 | 3.235 | 3.255 | 3.137 | 3.095 | -1,3% | -1,4% |
Oi | 2.579 | 2.696 | 2.822 | 2.971 | 2.964 | 3.161 | 3.338 | 5,6% | 18,3% |
Nota: Receitas da Vivo não inclui receitas de interconexão da Vivo Fixo, ao contrário das dmais operadoras. Receita da Claro não inclui longa distância.
As receitas das operadoras de celular estão sofrendo e o impacto da redução do valor da VUM em 2012.
ARPU: Vivo e Oi lideram em ARPU
![]() |
O ARPU da Oi é calculado sem a eliminação de receitas provenientes da Oi fixa, ao contrário do que acontece com a Vivo. Se as duas operadoras utilizassem o mesmo critério o ARPU da Vivo seria superior ao da Oi.
ARPU (R$) | 1T11 | 2T11 | 3T11 | 4T11 | 1T12 | 2T12 | 3T12 |
Vivo | 23,8 | 23,6 |
23,8
|
24,6
|
22,4
|
21,9
|
22,2
|
Oi | 20,7 | 21,6 | 22,2 | 22,3 | 21,3 | 21,4 | 22,2 |
TIM | 20,8 | 21,6 | 21,2 | 21,9 | 19,1 | 18,3 | 18,9 |
Claro | 19,0 | 17,0 | 18,0 | 17,0 | 17,0 | 16,0 | 15,0 |
ARPU Brasil | 21,2 | 20,9 |
21,0
|
21,5
|
19,9
|
19,3
|
19,5
|
O ARPU de dados da Vivo (R$ 6,2) representou 27,9% do ARPU total (R$ 22,2) no 3T12.
Os minutos de uso mensais por usuário (MOU) Brasil cresceram no 3T12, quando comparados aos trimestres anteriores.
Minutos | 1T11 | 2T11 | 3T11 | 4T11 | 1T12 | 2T12 | 3T12 |
TIM | 126 | 127 | 130 | 131 | 126 | 127 | 139 |
Vivo | 114 | 119 | 124 | 119 | 114 | 116 | 122 |
Claro | 90 | 84 | 109 | 109 | 105 | 107 | 122 |
MOU Brasil | 110 | 110 | 121 | 120 | 115 | 117 | 128 |
Nota: Oi não divulga este indicador.
Rentabilidade: Telefônica/Vivo lidera em Margem EBITDA
O Grupo Vivo/Telefônica manteve a liderança em rentabilidade no 3T12, colhendo frutos da integração das operações fixa e móvel.
![]() |
O Grupo Oi ficou com a segunda colocação.
Margem EBITDA | 1T11 | 2T11 | 3T11 | 4T11 | 1T12 | 2T12 | 3T12 |
Telefônica/Vivo | 35,4% | 37,1% | 34,1% | 38,5% | 34,2% | 37,5% | 34,4% |
Oi | 28,6% | 35,0% | 35,5% | 26,4% | 29,6% | 31,0% | 31,1% |
TIM | 27,5% | 26,8% | 26,5% | 28,0% | 26,2% | 26,7% | 25,5% |
América Móvil | 26,9% | 26,4% | 25,1% | 24,5% | 25,6% | 24,0% | 24,1% |
Nota:A partir do 2T11 foi feita uma modificação no critério de apuração da rentabilidade dos indicadores calculados pelo TELECO, passando a ser considerada a margem EBITDA do grupo reunindo as operações fixas e móveis. Foi necessário fazer esta modificação pois Vivo, Claro e TIM só divulgam este indicador desta forma.
Qualidade: Anatel suspendeu a divulgação dos indicadores
A Anatel parou de divulgar as informações de atendimento de metas de qualidade em abril, o que inviabilizou a análise deste indicador para o 2T12 e o 3T12.
Metas de Qualidade Atendidas
| ||||||
- |
1T11
|
2T11
|
3T11
|
4T11
|
1T12
|
Abr/12
|
Vivo |
99,7%
|
100%
|
99,4%
|
98,7%
|
99,9%
|
99,7%
|
TIM |
99,8%
|
99,9%
|
99,9%
|
99,8%
|
98,6%
|
100%
|
Oi | 74,2% | 91,4% | 86,9% | 88,9% | 92,4% | 89,4% |
Claro | 97,0% | 95,5% | 92,8% | 83,3% | 79,8% | 84,5% |
Em julho a Anatel adotou novos critérios de qualidade para punir TIM, Claro e Oi com a suspensão das vendas de celulares. Com a volta das vendas, ocorrida em 3/08 a Anatel anunciou que pretende fazer um monitoramento trimestral por Unidade da Federação.
Vivo e TIM apresentaram a menor quantidade de reclamações na Anatel por 1000 acessos nos dois primeiros trimestres do ano.
![]() |
Cobertura: Vivo na liderança
A Vivo se manteve na liderança em população (90,8%) e em quantidade de municípios atendidos.
População atendida | |||||||
Operadora | 1T11 | 2T11 | 3T11 | 4T11 | 1T12 | 2T12 | 3T12 |
Vivo | 90,3% | 90,3% | 90,5% | 90,7% | 90,7% | 90,7% | 90,8% |
Claro | 90,2% | 90,6% | 90,6% | 90,6% | 90,6% | 90,6% | 90,6% |
Tim | 89,5% | 89,5% | 89,6% | 89,6% | 89,6% | 89,6% | 89,8% |
Oi | 83,2% | 83,2% | 83,3% | 87,9% | 87,9% | 87,9% | 87,9% |
Fonte: Anatel
Municípios atendidos | |||||||
Operadora | 1T11 | 2T11 | 3T11 | 4T11 | 1T12 | 2T12 | 3T12 |
Vivo | 3.659 | 3.665 | 3.683 | 3.702 | 3.704 | 3.705 | 3.713 |
Claro | 3.486 | 3.568 | 3.568 | 3.568 | 3.568 | 3.568 | 3.568 |
Oi | 2.913 | 2.913 | 2.979 | 3.316 | 3.316 | 3.316 | 3.316 |
Tim | 3.209 | 3.209 | 3.212 | 3.212 | 3.212 | 3.212 | 3.237 |
A Vivo é a líder em cobertura 3G, atendendo a 2.876 municípios no 3T12, seguida pela Claro (1.045), TIM (567) e Oi (445).
Diante deste cenário pergunta-se:
- Quem serão os líderes em 2012?
- Qual será o impacto nestes indicadores da queda na taxa de crescimento do celular no Brasil?
- Quando a Anatel voltará a divulgar os índices de atendimento de metas de qualidade pelas operadoras?
- Qual será a evolução do ARPU e do MOU em 2012?
- Como os diferentes critérios de desligamento de clientes pré-pagos utilizados pelas operadoras afetam o o market share, o ARPU e o MOU?
- Como a entrada em operação da Nextel 3G irá afetar este quadro?
Nenhum comentário:
Postar um comentário