Samsung Electronics e LG Electronics, líderes no segmento OLED, este ano apresentaram televisores OLED com telas de 55 polegadas, mas o preço de US$ 10 mil --10 vezes superior ao do LCD-- impede os aparelhos de se. As telas OLED, usadas nos smartphones Galaxy S e Note, apareceram como sucessoras do LCD em todo os tipos de produtos eletrônicos. Além de consumirem menos energia e terem imagens de maior contraste que as de LCD, tornam os celulares do futuro praticante inquebráveis, porque são finas e maleáveis como um papel.
No entanto, fabricantes de OLED --como a Samsung Display e a LG Display-- ainda não resolveram os principais desafios tecnológicos para reduzir de custos e assim concorrer melhor contra o LCD. A tecnologia LCD, presente em 90% dos televisores, continua a evoluir e não mostra sinal de que deixará a briga pelo posto de padrão mundial. Isso acontece menos de uma década após praticamente ter liquidado as telas de plasma.
"O OLED ainda tem um longo caminho à frente para se popularizar, já que precisa ficar maior e melhorar a imagem", opiniou Chung Won-seok, analista da HI Investment & Securities. "O uso de OLED continuará limitado às telas de pequeno porte por mais três anos, pelo menos. A presença em televisores de preço acessível só será possível de 2014 em diante, mas mesmo assim haverá o risco de acirrada concorrência com LCD, tecnologia que continua a melhorar", acrescentou.
A consultoria DisplaySearch prevê que serão precisos mais quatro anos para que o OLED tenha 10% do mercado mundial de telas.
Guerra de pixels
As telas LCD agora oferecem maior qualidade de imagem - até quatro vezes superior à das telas OLED - e consumo mais baixo de energia, o que gera grande demanda de parte dos fabricantes de smartphones e tablets. A Apple mudou os padrões do mercado ao adotar telas de resolução mais alta no iPhone e iPad, que continuam a ser a referência de LCD no mercado e obrigaram os concorrentes a melhorar as respectivas telas.Analistas da Macquarie preveem que a Apple adotará telas de alta resolução no MacBook Air e no iMac no ano que vem, acelerando a adoção de telas superiores no setor. "É só questão de tempo até que fabricantes de notebooks de primeira linha, como a Sony, Toshiba e Samsung, adotem telas de alta resolução para concorrer com o MacBook", escreveu Henry Kim, analista da Macquarie, em recente nota a clientes.
Os concorrentes estão atentos: a HTC lançou o smartphone Droid DNA com uma tela de 440 ppi, a mais nítida de um produto desse tipo, bem superior aos 330 ppi do iPad e aos 326 ppi do iPhone 5. O Samsung Galaxy S III tem tela OLED com resolução de 306 ppi.
"A guerra dos pixels é excelente para os fabricantes de LCD", disse Kim Byung-ki, analista da Kiwon Securities. "Fabricantes como a LG Display, Samsung, Sharp, AU Optronics e Chimei (Innolux) vão todos se voltar para produtos de maior qualidade, e isso restringirá a oferta e elevará a lucratividade", acrescentou
Nenhum comentário:
Postar um comentário