As operadoras Vivo, Claro, Oi e Tim implementarão um sistema que barra a utilização de celulares piratas em todo o Brasil. Segundo matéria do G1, o início previsto para o início do sistema será o primeiro trimestre de 2013.
O objetivo é reduzir as reclamações sobre a qualidade de serviço, já que os celulares piratas interferem na queda de chamadas. Hoje em dia nem a Anatel, nem o sindicato de telecomunicações, a Sinditelebrasil, possuem informações sobre quantos aparelhos piratas estão em atividade hoje.
O valor investido na implementação do sistema custará R$ 10 milhões às teles. Na prática, todos os celulares que não forem homologados pela Anatel – e que pode ser adquirido por contrabando, falsificação, roubo, ou outra prática ilícita – serão bloqueados.
O sistema vai identificar o número de identificação conhecido como IMEI. Quem não possuir uma numeração válida terá o aparelho bloqueado. Esse procedimento será feito quando o usuário for registrar um chip em um desses telefones. Ao verificar que trata-se de um celular pirata, a operadora não fará a habilitação.
O sistema também reconhecerá caso o usuário registre o chip em um celular homologado pela Anatel e depois o coloque em um celular pirata.
Nenhum comentário:
Postar um comentário