sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Rumor: Demandas pelo Surface estão abaixo da expectativa


divulgação
surface
Microsoft pode estar com uma bomba nas mãos. A empresa estaria enfrentando uma demanda muito inferior à esperada pelo seu tablet, o Surface, lançado em outubro.

Rumores indicam que, após a empolgação inicial com o esgotamento dos estoques limitados ainda durante a pré-venda do produto, a Microsoft viu o ritmo de vendas diminuir. A companhia, que previa a fabricação e distribuição de 4 milhões de aparelhos até o final do ano, agora viu esse número pela metade.

Segundo fontes informaram ao Digitimes, a empresa reduziu os pedidos para as montadoras para cerca de 2 milhões de tablets. Para efeito de comparação, a Apple vendeu uma média de 4,7 milhões de iPads por mês no último trimestre, aponta o BGR.

A fraca aceitação do Windows RT, sistema operacional voltado para o uso em tablets com processadores com arquitetura ARM, pode ter sido um fator decisivo para o anúncio do Surface Pro, que será lançado em janeiro de 2013. O aparelho virá com o Windows 8 Pro, versão completa do sistema operacional, que rodará com um processador Intel Core i5.

As fontes ainda afirmam que outros fabricantes de tablets com Windows RT, como a Dell, a Asus e a Samsung também tem fracassado nas vendas.

Aplicativo coloca amigo chato em detenção no Facebook

Aplicativo posta uma mensagem na linha do tempo do amigo avisando que ele está em detenção. Foto: Reprodução
Aplicativo posta uma mensagem na linha do tempo do amigo avisando que ele está em detenção
Foto: Reprodução
Todo mundo tem um amigo chato no Facebook, e um aplicativo gratuito e bem-humorado quer ajudar os usuários a colocarem essas pessoas em "detenção". "Defriendtion é um aplicativo gratuito para Facebook que combina a clássica 'detenção' escolar com a habilidade de 'não curtir' alguém", diz a apresentação do aplicativo.

A ferramenta não oculta nem restringe publicações no feed de notícias dos usuários, mas publica na linha do tempo do amigo chato um aviso de detenção. Para colocar alguém em detenção, o usuário precisa preencher um formulário informando o motivo da punição (como "porque eu não concordo" ou "porque isso é ridículo"), por quantas horas vai durar a detenção e a "evidência" do crime. Essa evidência pode ser uma foto, uma citação ou link.

Segundo o vídeo de apresentação do aplicativo, o Defriendtion quer punir determinados grupos de pessoas chatas, como amigos que marcam usuários em fotos constrangedoras sem autorização, que postam fotos de todas as refeições que fazem ou que escrevem citações de auto-ajuda o tempo inteiro. Os criadores alertam, no entanto, que o aplicativo foi feito para ser usado de forma bem-humorada, e não para a prática de bullying.

Vaza Android 4.1 original do Galaxy Note

Um firmware original do Android 4.1.2 Jelly Bean destinado ao smartphone Galaxy Note foi divulgado pelo site SamMobile na última quarta-feira (28). Segundo o site, apesar da ser a ROM mais completa já encontrada até o momento, esta é uma versão de testes que pode apresentar pequenas incorreções e ainda não apresenta suporte à caneta S-Pen.

O firmware é voltado para o Galaxy Note GT-N7000 - versão internacional do smartphone - e, apesar de não ser a versão final do sistema, já apresenta o recurso mais esperado pelos usuários do Note: o multiwindow. Com ele, é possível exibir mais de um aplicativo ao mesmo tempo na tela do gadget, permitindo assim a realização de diversas tarefas simultaneamente.

Além disso, a nova atualização traz um sistema com melhor desempenho e maior estabilidade, além de um novo painel de notificações personalizável. Outros recursos como a rotação inteligente, Page Buddy, Chamada direta, Stay Smart e Google Now complementam a ROM.

A Samsung vem preparando atualizações para toda a sua linha Galaxy, então é possível que a versão oficial do Android Jelly Bean 4.1.2 para o Galaxy Note seja lançada entre os meses de dezembro de 2012 e janeiro de 2013.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

'Caiu a ligação' não é mais desculpa para cobranças adicionais a partir de fevereiro


As chamadas sucessivas efetuadas de celular para um mesmo número devem ser consideradas uma única ligação, para efeitos de tarifação. A medida, aprovada pelo Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) nesta quarta-feira (28), entrará em vigor a partir do dia 19 de fevereiro de 2013 com o objetivo de evitar que o usuário sofra prejuízos com quedas de ligações.

Segundo a agência, para que as chamadas sejam consideradas sucessivas, elas deverão ser refeitas no intervalo máximo de 120 segundos entre os mesmos números de origem e de destino. Caso uma ligação seja interrompida por qualquer razão e o usuário efetue uma nova em até três minutos, a segunda chamada será considerada parte da primeira, como se a primeira não tivesse sido interrompida.

Atualmente, se uma pessoa fizer uma ligação e ela cair até 30 segundos após o início da chamada e em até 2 minutos a pessoa voltar a ligar para o mesmo número, a operadora só poderá cobrar por uma ligação.

A Anatel explica que a nova regra será aplicável a todos os planos de serviço oferecidos pelas prestadoras, sem exceção. Aos usuários que pagam a ligação por tempo, haverá a soma dos segundos e minutos de todas as chamadas sucessivas. Já para quem paga por ligação, as chamadas sucessivas não poderão ser cobradas do consumidor como ligações diferentes.

A alteração entra em vigor 90 dias, já que foi publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (29) e apenas para ligações feitas de celulares, sendo os números de destino fixos ou móveis.

Nokia 920 cai de balão a 30 mil km de altura e sobrevive

Experimento de loja finlandesa filmou toda a viagem até o limite do espaço e de volta ao chão. Foto: YouTube/Reprodução
Experimento de loja finlandesa filmou toda a viagem até o limite do espaço e de volta ao chão
Foto: YouTube/Reprodução

Uma loja europeia resolveu literalmente mandar o Nokia 920 para a estratosfera. O Windows Phone topo de linha da fabricante finlandesa foi preso a um balão meteorológico e solto do alto do prédio da Verkkokauppa, em Helsinki, segundo o Daily Mail.

O smartphone chegou a cerca de 30 km de altitude, de acordo com o jornal. Adaptado a uma plataforma, o 920 filmou toda a viagem de ida até o limite do espaço e também o caminho de volta, enquanto outra câmera, presa ao balão, mostra o aparelho voando. A trajetória incluiu meia hora em temperaturas inferiores a 0°C e pode ser vista no YouTube.

O vídeo mostra que o telefone caiu em uma região de florestas, o que provaria que o aparelho sobreviveu - mas ele ainda não foi encontrado. Quem achá-lo ganha uma recompensa de 1 mil euros. Outro aparelho também fez uma viagem e "caiu do céu" para valer a mesma recompensa - mas esse segundo smartphone, segundo o sinal de GPS, estaria debaixo d'água, na região de lagos de Karelia do Sul.

Pegadinha do Silvio Santos é vídeo mais visto da semana no mundo

Pegadinha da menina fantasma no elevador ganhou destaque internacional. Foto: Reprodução
Pegadinha da menina fantasma no elevador ganhou destaque internacional
Foto: Reprodução

A pegadinha veiculada no Programa Silvio Santos, no SBT, no último domingo, se tornou o vídeo mais visto no YouTube mundialmente nesta semana. A câmera escondida da menina fantasma no elevador ganhou destaque internacional e virou um hit na internet. Uma das versões do vídeo, postada ainda no domingo, já tem mais de 10,7 milhões de visualizações no site. Outra, com título em inglês, tem mais de 13 milhões.

No ranking mensal do YouTube, o vídeo aparece na 12ª posição, superando hits como o discurso da vitória do presidente americano Barack Obama nas eleições dos Estados Unidos e outro em que chora ao agradecer os voluntários pela participação na campanha. A pegadinha brasileira aparece à frente também do vídeo do gol marcado por Zlatan Ibrahimovic na vitória da Suécia por 4 a 2 sobre a Inglaterra.

Na pegadinha, as vítimas entram em um elevador falso e são surpreendidas com um apagão durante uma pane. No período de total escuridão, uma menina maquiada como um fantasma entra por uma porta e, quando a luz volta a acender, assusta o passageiro.

Apesar do sucesso e da repercussão internacional, com sites como o Gawker classificando a brincadeira de "mais assustadora da história", o vídeo não é uma unanimidade. O site The Sun se pergunta se a brincadeira não foi "longe demais", enquanto o site Huffington Post classifica os participantes como "vítimas inocentes".

Conheça apps que ajudam a desvendar palavras em outro idioma

Ao usar o Word Lens, basta que o usuário mire uma placa ou letreiro com a câmera para que a tradução apareça na tela. Foto: Reprodução
Ao usar o Word Lens, basta que o usuário mire uma placa ou letreiro com a câmera para que a tradução apareça na tela

Para evitar passar por saia justa durante uma viagem, ou para facilitar os estudos de determinada língua estrangeira, existem diversos aplicativos que funcionam como dicionários portáteis - com a vantagem de não serem pesados nem volumosos. Ao recorrer ao smartphone ou ao tablet, é possível obter uma tradução instantânea de palavras, frases ou até textos inteiros. Alguns requerem conexão à internet; outros oferecem a possibilidade de pronunciar a palavra a ser convertida para outro idioma, ou mesmo apontar a câmera para uma placa ou um letreiro. Abaixo, confira algumas das opções:

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

PNBL vai incentivar internet via rede elétrica

eletricidade

No começo de 2013, o governo federal apresentará a versão 2.0 do Plano Nacional de Banda Larga, que virá com uma novidade importante: a administração passará a incentivar a distribuição da internet via rede elétrica.
Paulo Bernardo, ministro das Comunicações, explicou à Folha de S.Paulo que a primeira versão do PNBL foi lançada quando a penetração da web rápida era muito baixa. Agora, a ideia é incluir novas tecnologias e aumentar as velocidades mínimas contratadas.

Parte dessas mudanças começa ainda em 2012, com a publicação do decreto com um regime tributário que desonera a infraestrutura de expansão da rede - até 2016, o governo deixará de arrecadar R$ 7 bilhões, segundo a Folha.
O próximo passo será a publicação da portaria que informará quais equipamentos entrarão nesse benefício, e é aí que entram os "smart grids" - aparelhos que medem a energia e permitem o corte da rede e a oferta de banda larga.

A ideia pega carona numa determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica segundo a qual, até 2014, as companhias do setor devem oferecer os novos medidores de energia - serão trocados 69,9 milhões de aparelhos, tirando os equipamentos de iluminação pública.

O smart grind entraria em lugares que carecem de banda larga mas possuem rede elétrica, diz a Folha. "Há lugares em que podemos fazer [a conexão] com rapidez e muito mais barato se for através de medidor. Na av. Paulista, onde todo mundo tem internet, o medidor não precisa ser uma ferramenta", informou Bernardo.

Samsung Galaxy S4 aparece em site de testes de processamento


A Samsung já iniciou os testes com o Galaxy S4. Pelo menos, é o que aponta o site debenchmark para dispositivos móveis, o Nenamark. Um gráfico de testes de processamento descoberto na página mostra um dispositivo da companhia rodando Android 4.2 e denominado GT-I9400. O código pode ser mesmo do novo top de linha da sul-coreana, já que o Galaxy S3 responde pelo nome de GT-I9300.

Samsung e Jackie Chan lançam W2013, novo Android quad-core com duas telas

A Samsung anunciou na última segunda-feira (26) um novo smartphone Android quad-core voltado para o mercado de luxo. Projetado pelo ator de filmes de artes marciais Jackie Chan, o W2013 tem como diferencial a volta do design "flip" com a presença de duas telas touch Super AMOLED de alta resolução, ambas de 3,7 polegadas.
Samsung SCH-W2013 tem como garoto-propaganda o próprio ator Jackie Chan (Foto: Divulgação)

Apesar de usar um design ultrapassado, abandonado desde a popularização dos aparelhos touchscreen, o W2013 possui acabamento dourado nas bordas e vem com fones de ouvido que parecem joias. Além disso, o smartphone é equipado com um processador Exynos de quatro núcleos, com 1,4 GHz, semelhante ao do top de linha Galaxy S3.

O Samsung SCH-W2013 vem com o Android4.0 Ice Cream Sandwich instalado de fábrica e possui suporte para dois chips. Vem, ainda, com 2 GB de RAM, bateria de 1.850 mAh e 16GB de armazenamento interno, expansível até 64 GB via cartão de memória microSD. Completam as especificações uma câmera traseira de 8 megapixels, e outra frontal, de 1.3 MP.

Apresentado em um concerto de caridade, o W2013 tem como garoto-propaganda o próprio ator Jackie Chan. Por enquanto, ele será vendido somente no mercado chinês, com preço estimado em US$ 3 mil (cerca de R$ 6 mil).

Gostou do novo modelo de luxo da Samsung? Sente falta de mais aparelhos flip no mercado? Não deixe de dar a sua opinião nos comentários.

Via Android Central

Conheça os planos de internet móvel para celulares


Em tempos de dispositivos modernos, internet no celular virou algo essencial. Para muitos, como eu, internet móvel se tornou mais importante que os serviços de voz e SMS. Cada operadora tem algo a oferecer, e as variações nos preços podem fazer grandes diferenças no final do mês.
Veja agora as informações atualizadas e procure o plano que se adapta ao seu estilo de uso.

Planos de internet pós-pagos

Claro

A Claro foi uma operadora que melhorou consideravelmente seus planos de dados do ano passado para cá. Agora existem opções de franquias maiores, o que deve agradar aos heavy users. Além disso, a operadora passou a aplicar a redução de velocidade após o consumo da franquia — nos planos antigos, o pacote acabava e o cliente ficava na mão, tendo que pagar fortunas de tráfego excedente.
Atualmente, a operadora está com a promoção de 20% de desconto nos planos Sob Medida para quem levar o próprio aparelho. O desconto vale por um ano. Todos os planos navegam na velocidade 3GMax, da rede HSPA da Claro que atinge entre 3 e 6 Mbps. Nos planos de 300 MB e 500 MB, a velocidade após o consumo integral da franquia é reduzida para 64 kbps. Nos pacotes de 2 GB e 5 GB, a velocidade cai para 128 kbps.

Falha no Google dá acesso a usuários deletados

Uma falha no Google Webmaster Tools e no Analytics identificada na madrugada desta terça-feira reabilitou o acesso de usuários excluídos a sites e estatísticas hospedados nos serviços do gigante da internet. O The Next Web cita uma série de depoimentos de empresas e ex-funcionários que de repente voltaram a ter acesso a contas das quais já haviam sido excluídos.

Na prática, isso significa que um ex-empregado, por exemplo, poderia alterar configurações, ou no mínimo ter acesso a informações confidenciais das companhias que experimentam o problema. Entre as alterações possíveis, o site americano cita excluir o acesso de outros usuários, deletar todo o mapa do site, deletar páginas da index e mudar parâmetros.

Seria possível, ainda, mudar o domínio preferencial, redirecionando, por exemplo, o eBay.com para um site pessoal. O exemplo da loja online não é à toa: o ex-diretor de SEO da companhia, Dennis Goedegebuure, que deixou a empresa há 15 meses, foi um dos que relatou que voltou a ter acesso aos serviços do Google da companhia.

Além dos acessos que voltaram à ativa, outro problema reportado é o ressurgimento de contatos no Google Talk. O Google teria sido procurado sobre as falhas e teria respondido ao TNW que está averiguando o problema.

GVT atrai 4 propostas, T. Italia não fará oferta

MILÃO (Reuters) - A Telecom Italia não fará uma oferta pela GVT, da Vivendi, já que se prepara para rejeitar proposta de aumento de capital feita pelo empresário egípcio Naguib Sawiris, publicou o jornal Il Sole 24, nesta quarta-feira.

"A Telecom (Italia) desistiu da ideia de apresentar uma oferta não vinculante (pela GVT)", afirmou o jornal sem citar fontes.

Segundo o jornal, o prazo para as ofertas não vinculantes preliminares já teria expirado e houve um total de quatro propostas, todas abaixo de 6 bilhões de euros e nenhuma de operadores de telefonia.

Fontes disseram à Reuters que a Vivendi está tentando obter ao menos 7 bilhões de euros pela operadora brasileira e que a Telecom Italia é uma das quatro que tinham acessado documentos sobre a GVT. O prazo para as ofertas não vinculantes preliminares é por volta do fim deste ano, segundo as fontes.

Na terça-feira, Sawiris disse à Reuters que propôs assumir uma participação na Telecom Italia por meio de uma injeção de 3 bilhões de euros na empresa, que seria aberta a todos os acionistas e adotaria mais ou menos o preço de mercado, 0,70 euro por ação. Os principais acionistas avaliam cada ação a 1,50 euro.

Representantes da controladora da TIM Participações não estava imediatamente disponível para comentar se está se preparando para rejeitar a proposta de aumento de capital de Sawiris.

O novo controle remoto está na ponta do seus dedos


Ainda em fase de testes, o sensor que acompanha os movimentos dos dedos substituiria o controle remoto. Foto: Getty Images
Ainda em fase de testes, o sensor que acompanha os movimentos dos dedos substituiria o controle remoto
Foto: Getty Images


Criado por pesquisadores da Universidade de Newcastle, do Microsoft Research Cambridge, ambos na Inglaterra, e da Greece's Foundation for Research & Technology, um sensor que controla os movimentos da mão em 3D promete aposentar o controle remoto e os consoles de videogame. O produto, ainda um protótipo, permite comandar remotamente, através dos movimentos dos dedos, desde a televisão até o celular que está no bolso - sem tirá-lo dali.

Apresentado em feiras e simpósios de tecnologia pela primeira vez no segundo semestre deste ano, o protótipo, chamado de Digits, é o primeiro a permitir interações 3D sem a necessidade de estar conectado a um hardware externo. O seu caráter 100% móvel só foi obtido através de um sistema leve, que consome pouca energia, tem tamanho e forma similar ao de um relógio de pulso e compreende o funcionamento da mão humana, através do mapeamento dos movimentos dos dedos. Inicialmente, o projeto utilizou uma câmera com gerador de linha de laser infravermelhos, que foram rapidamente acompanhados de outras tecnologias. Atualmente, o protótipo também conta com um iluminador infravermelho difuso.

Sem previsão de lançamento comercial, o Digits poderá ser utilizado para controlar diferentes tipos de aparelhos, desde televisões e jogos de videogames até dispositivos móveis. Um dos entraves que ainda devem ser superados é a incompatibilidade de eletrodomésticos e gadgets com a tecnologia 3D.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Apple demite gerente responsável por serviço de mapas, diz site

A Apple deixou de usar os serviços de mapas do Google para lançar seu próprio Maps. Foto: Flickr/Kim Gunnarson/Reprodução
A Apple deixou de usar os serviços de 

mapas do Google para lançar seu próprio Maps
Foto: Flickr/Kim Gunnarson/Reprodução
A Apple demitiu o gerente responsável por seu criticado serviço de mapas, Richard Williamson, informou o siteBloomberg nesta terça-feira, citando fontes próximas ao assunto. O executivo, que supervisionou a criação do Apple Maps, é a segunda pessoa a deixar a companhia por causa do Apple Maps. A primeira foi Scott Forstall, o chefe de softwares do iOS, que teria sido demitido por se negar a assinar um pedido de desculpas pelo problema no serviço.

Segundo a Bloomberg, Williamson foi demitido pelo vice-presidente Eddy Cue, que assumiu o cargo no mês passado após a saída de Forstall. Ele está buscando soluções de fora da empresa para corrigir os problemas na tecnologia de mapeamento e procura uma nova liderança para a equipe, diz o site.

A demissão do ex-vice-presidente de Software iOS da Apple Scott Forstall no fim de outubro foi motivada pela recusa do executivo em assinar uma carta se desculpando com os consumidores pelos problemas com o serviço de mapas da companhia. Segundo oThe Wall Street Journal, Forstall queria que a empresa resolvesse o problema com mapas sem pedir desculpas.

O pedido de desculpas foi enviado em 28 de setembro, mas assinado apenas pelo CEO da companhia, Tim Cook, que afirmou que a Apple sempre se esforçou por fazer produtos de classe mundial e, com o lançamento dos mapas, ficou abaixo desse compromisso.


'Menina fantasma no elevador' de Silvio Santos vira hit na web

Pegadinha da menina fantasma no elevador ganhou destaque internacional. Foto: Reprodução
Pegadinha da menina fantasma no elevador ganhou destaque internacional
Foto: Reprodução
Uma câmera escondida veiculada no Programa Silvio Santos, no SBT, no último domingo, ganhou destaque internacional e virou um hit na internet nesta semana. O vídeo da menina fantasma no elevador virou notícia em diversos sites internacionais e ganhou inúmeras replicações no YouTube. O link mais visto, postado ainda no domingo, já tem mais de 1,6 milhão de visualizações.

Na pegadinha, as vítimas entram em um elevador falso e são surpreendidas com um apagão durante uma pane. No período de total escuridão, uma menina maquiada como um fantasma entra por uma porta e, quando a luz volta a acender, assusta o passageiro.

Apesar do sucesso e da repercussão internacional, com sites como o Gawker classificando a brincadeira de "mais assustadora da história", o vídeo não é uma unanimidade. O site The Sun se pergunta se a brincadeira não foi "longe demais", enquanto o site Huffington Post classifica os participantes como "vítimas inocentes"

veja o vídeo:

Netflix para Android ganha nova interface, mais amigável

O Netflix está de cara nova no Android. O serviço de streaming de filmes e séries anunciou o lançamento da versão 2.1 de seu aplicativo para o sistema operacional do Google, com novidades tanto em seu desempenho quanto no layout. O design do app a partir do update, aliás, fica bem mais parecido com a versão para dispositivos iOS.
Netflix está de cara nova no Android (Foto: Reprodução/Engadget)

A nova interface, mais amigável, conta com botões vermelhos maiores, barra de volume mais extensa, além de recursos para o Android 4.2 e correções de bugs de estabilidade e reprodução. Ou seja, a partir do update o Netflix para Android fica mais bonito e fácil de usar e ainda melhora seu desempenho.

A atualização está disponível gratuitamente no Google Play e é considerada a primeira modificação significativa no aplicativo desde o lançamento da sua versão 2.0, em abril.

Vale lembrar que o app do Netflix é gratuito, mas o usuário precisa assinar o serviço para assistir aos filmes e seriados via streaming em seu celular ou tablet.

Facebook: usuário poderá fazer check-in ao pagar com cartão

Cielo e Facebook fizeram parceria para habilitar novas funções no site ao usar o cartão. Foto: Marina Novaes/Terra
Cielo e Facebook fizeram parceria para habilitar novas funções no site ao usar o cartão
Foto: Marina Novaes/Terra

Uma parceria anunciada nesta terça-feira entre a Cielo, empresa de soluções de pagamentos eletrônicos, e o Facebook, irá possibilitar que os consumidores façam "check-in" ou recomendem na rede social os estabelecimentos comerciais frequentados - sejam lojas ou restaurantes, por exemplo -, ao efetuarem o pagamento com o cartão. A iniciativa, que é inédita no mundo e entrará em vigor no próximo dia 6 de dezembro, tem como objetivo proporcionar que os lojistas se beneficiem do "boca a boca virtual" e, com isso, divulguem suas marcas na internet.

Salvador não expande em TV Digital em 2012

O ano de 2012 poderia ser apagado literalmente quando escrevemos a respeito da expansão da televisão digital em Salvador, pois temos sete (07) emissoras com consignação DIGITAL, sendo que duas (02) Tv Educativa da Bahia e Tv Câmara receberam consignação em 2009.

A única com previsão de implantação do sinal digital em Salvador é a TV Educativa da Bahia - fevereiro ou março de 2013.

CNT Canal: 17 - Virtual:18.1 Freqüência: 488MHz a 494MHz Ato nº: 214, DOU 11/08/2011

IRDEB - Tv Educativa da Bahia canal: 24 - Virtual 2.1 Freqüência: 530 MHz a 536 MHz Ato nº 395, DOU 23/06/2009

Canção Nova Canal: 33 - Virtual 34.1 Freqüência: de 584 MHz a 590 MHz Ato nº: 1.284, DOU 08/08/2012

Rede Gospel Canal: 51 - Virtual 09.1 Freqüência: 692 MHz a 698 MHz Ato nº, Nº 2.034, DOU 27/09/12

Tv Senado Canal: 54 - Virtual 53.1 Freqüência: 710MHz a 716 MHz Ato nº: 105, DOU 02/03/2012

Tv Meio Norte Canal: 55 - Virtual 26.1 Freqüência: 716 MHz a 722 MHz Ato nº, 1.135 DOU 10/07/12

Tv Câmara Canal: 61 - Virtual 61.1 Freqüência: 752 MHz a 758 MHz Ato nº, 908, DOU 13/11/2009

Papa Bento XVI abre conta no Twitter

O papa Bento XVI vai abrir a partir de dezembro próximo uma conta no Twitter, que será apresentada oficialmente no dia 3, informou nesta terça-feira o Vaticano.

A presença do papa no Twitter será apresentada nesse dia pelo arcebispo Claudio Maria Celli, presidente do Conselho Pontifício das Comunicações Sociais; pelo secretário do órgão, Paul Tighe; pelo porta-voz vaticano, Federico Lombardi; pelo diretor do L''Osservatore Romano, Gian María Vian,; e pelo novo assessor de comunicação Greg Burke.

Por enquanto não se sabe o nome da conta de Bento XVI e, embora seja pouco provável que ele escreva diretamente os pequenos textos de no máximo 140 caráteres, ele os aprovará antes de serem lançados na rede, asseguraram fontes vaticanas.

Embora Bento XVI não navegue na internet, como revelou Lombardi, pede com frequência a seus colaboradores que realizem buscas pela rede.

O sumo pontífice, de quase 86 anos, não é novo no uso do Twitter, já que no ano passado inaugurou o portal multimídia de internet do Vaticano, "News.va", com uma mensagem através da rede.

"Queridos amigos, acabo de lançar o News.va. Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo! Com minhas orações e bençãos", escreveu o papa na rede.

Bento XVI tuitou usando um tablet de última geração.

O papa está convencido de que a Igreja tem que usar todos os meios de comunicação a seu alcance para divulgar o Evangelho e em vários documentos, o último a mensagem enviada aos jovens por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, lhes disse que eles têm que usar a internet para apresentar Cristo ao mundo.

Nessa linha, além de usar a rede para divulgar as atividades do papa, a Igreja e a Santa Sé, há três anos o Vaticano criou um site conectado com a rede social Facebook, através da qual os usuários podem trocar postais virtuais do papa, discursos e mensagens do pontífice.

Através desse site também podem receber notícias em formato vídeo sobre o Vaticano e o papa, na mesma linha do YouTube, onde o Vaticano também está presente.

Câmeras portáteis capturam momentos espontâneos do dia a dia

Registrar espontaneamente desde ocasiões especiais como uma cerimônia de casamento até as mais cotidianas como um dia de trabalho. É essa a proposta das wearable cameras, dispositivos portáteis fixados à roupa ou usados como um colar que capturam momentos aleatórios de um dia na vida do usuário. A proposta de um diário digital em imagens já foi adaptada inclusive para aplicativos de smartphones e tablets. Confira:

Autographer
Cinco sensores que detectam diferenças súbitas de luz, cor, movimento, direção e temperatura são responsáveis por comandar os disparos da câmera Autographer, sem que o usuário necessariamente saiba disso. Utilizando a tecnologia SenseCam, da Microsoft, o dispositivo pode identificar mudanças e capturar centenas de imagens de alta resolução durante o dia, desde a corrida para pegar o ônibus até o encontro casual com um conhecido.

Para permitir que a câmera funcione como um diário digital, o usuário pode pendurá-la no pescoço como um colar. As lentes captam imagens dentro de um ângulo de 136 graus, com uma qualidade de até 5 megapixels. A Autographer também vem equipada com GPS, bluetooth e memória interna de 8GB. Um app desenvolvido especialmente para o gadget permite a visualização das fotos, bem como o compartilhamento das imagens pelo Facebook ou Twitter. O software (que também pode ser instalado no desktop) ainda ajuda na criação de vídeos em stopmotion - uma espécie de animação quadro a quadro -, fazendo uma revisão do dia em poucos minutos.

Criada pela OMG Life, subsidiária do grupo britânico de tecnologia Oxford Metrics Group, a Autographer passou a ser comercializada pela internet no início de novembro deste ano. O valor da câmera é de 399 libras.

Empresário egípcio quer fazer Telecom Italia crescer no Brasil

DUBAI, 27 Nov (Reuters) - O empresário egípcio Naguib Sawiris pretende reestruturar a Telecom Italia e prepará-la para crescer no Brasil, caso o acionistas da controladora da TIM aceitem o aumento de capital de 3 bilhões de euros (3,9 bilhões de dólares) proposto por ele.

Sawiris, que chegou a ser dono da Wind, terceira maior operadora móvel da Itália, pode se tornar um dos maiores acionistas da controladora com o aumento de capital.

São poucos os detalhes de que se tem conhecimento, mas o empresário disse à Reuters ter proposto que o aumento de capital esteja aberto a todos os acionistas, e não só a ele, e que a operação deve ser conduzida com o atual preço de mercado, 0,70 euro por ação.

Isso deve não agradar aos demais acionistas da Telecom Italia, entre eles, a Telefónica e três instituições financeiras italianas que, juntas, têm 22,4 por cento por meio da holding Telco, que não é listada em bolsa.

Esses acionistas avaliam a controladora da TIM em 1,50 euro por ação. Na segunda-feira, a Findim Group, que controla 5 por cento da companhia, afirmou que 1,50 euro é o "preço justo" para qualquer aumento de capital.

Sawiris, contrariando a tendência de desinvestimento no sul da Europa por causa da crise, disse que também pode convocar seus antigos sócios na Wind para fazer a Telecom Italia voltar a crescer.

"Esta proposta dará estrutura financeira mais estável, maior crescimento na América Latina e no Brasil, e melhor gestão com a entrada de pessoas que conhecem bem o mercado italiano", afirmou o empresário à Reuters.

Sawiris chegou a procurar a Telefónica e os outros acionistas da Telco sobre um possível aumento de capital na holding, mas, diante da recusa, procurou diretamente o grupo italiano.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Facebook pede para funcionários trocarem seus iPhones por aparelhos com Android


Facebook pede para funcionários trocarem seus iPhones por aparelhos com Android


Em uma medida intensa para melhorar o funcionamento de seu aplicativo para Android, o Facebook espalhou cartazes por sua sede pedindo que os funcionários substituam seus iPhones por gadgets com Android.

A campanha vem sendo chamada de “Droidfooding” e começou em Agosto deste ano e a ideia da empresa é intensificar as trocas para que mais funcionários passem a usar o Android e, com isso, ajudem a identificar falhas no app oficial da rede. Atualmente, o aplicativo do Facebook recebe duras criticas pela lentidão, problemas e falta de ferramentas.

Servidores do Google saem do ar e usuários reclamam nas redes sociais

Nessa segunda-feira (26/11), servidores do Google pararam de funcionar por volta das 16:30h (horário de Brasília). Usuários relataram problemas ao se conectarem com serviços da Gigante de Buscas, como Gmail, Google Reader, Gtalk, e o famoso buscador.

Gmail foi um dos serviços que ficaram fora do ar, Google Reader e Gtalk também cairam (Foto: Reprodução)



A assessoria do Google,  até agora não há uma posição oficial do que haveria ocorrido. "Pelo escritório está tudo normal, e de acordo com odashboard do Google também, vamos investigar se há de fato um problema", afirmou o assessor responsável pela Gigante de Buscas.

sábado, 24 de novembro de 2012

Pesquisador diz ter encontrado falha inédita no Chrome


Um dos grandes pontos positivos do Chrome, e que o Google destaca sempre que pode, é a segurança do navegador, que tem como principal defesa uma poderosa sandbox. Por isso a empresa de Moutain View sempre se preocupa em tapar os buracos e falhas descobertas no Chrome, antes que alguém as explore. Um indivíduo específico diz ter encontrado uma falha séria no navegador, mas seguindo o curso de ação contrário ao natural, decidiu não revelar ao Google.

O pesquisador de segurança Ucha Gobejishvili disse que a vulnerabilidade que ele descobriu é “crítica” e do tipo zero-day, ou seja, nunca foi vista antes. Essa falha está em uma DLL do Chrome que, com o código certo, pode permitir que qualquer arquivo seja baixado pelo navegador sem que o usuário saiba. Ele não disse qual o motivo para não revelar ao Google a vulnerabilidade, mas garantiu que ela será exposta durante a conferência de segurança MalCon que acontece nesse sábado.

Normalmente a empresa recompensa financeiramente aqueles pesquisadores que entregarem detalhes de uma vulnerabilidade no Chrome. De fato, as recompensas podem alcançar cifras de até US$ 60 mil se forem bastante severas, como a que Ucha diz ter.

Mas o pesquisador não parece muito interessado na grana. Nem do Google nem de outras fontes: segundo ele, várias agências de inteligência já o contactaram e ofereceram pagar pela vulnerabilidade “uma quantia incrível”, mas o pesquisador também não quis fazer negócio.

Com informações: Slashdot.

Google Maps exibe ilha inexistente no Oceano Pacífico

Um grupo de cientistas australianos constatou que uma ilha, chamada de Sandy Island (Ilha Arenosa), presente em mapas marítimos e até mesmo nos serviços Google Maps e Earth, na realidade, não existe.

O pedaço de terra supostamente seria localizado entre a Austrália e a Nova Caledônia. Entretanto, ao vasculhar a área, esperando encontrar terra firme, os pesquisadores da Universidade de Sydney encontraram apenas água e recifes de coral.
"Nós queríamos investigar, porque os mapas diziam que a água tinha profundidade de 1,4 km nesta área, o que é muito fundo", disse a pesquisadora Maria Seton à agência AFP. "A ilha estava no Google Maps e quando chegamos, não havia nada. Ficamos confusos. É bastante bizarro", completou.

Ela afirma que o grupo não entende o que aconteceu, mas pretende continuar investigando os motivos pelos quais o terreno foi incluído nos mapas.

Para tornar este caso ainda mais estranho, a ilha aparece apenas quando o usuário usa o Google Maps na visualização de 'Mapas'. Ao alternar para a visão de 'Satélite', o que aparece no lugar é um borrão preto.

O Serviço Hidrográfico da Austrália, que produz as cartas náuticas do país afirma que o erro pode se tratar de uma falha humana repetida ao longo dos anos.

Já o Google também se pronunciou sobre o assunto. Um porta voz da empresa afirmou que "o mundo está em constante mudanças e se manter atualizado sobre estas mudanças é um esforço constante."

Para conferir a 'ilha fantasma' com seus próprios olhos, basta clicar aqui. 

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Após denúncia de usuários, cantor Latino tem conta fechada no YouTube

Site recebeu 'diversas' reclamações sobre 'violação de direitos autorais'.
Músico colocou versão de 'Gangnam style' recentemente no serviço.



O cantor Latino teve sua conta encerrada no YouTube após o site receber reclamações de usuários sobre uma suposta violação de direitos autorais em seus vídeos. Em setembro, o músico colocou no serviço a canção "Despedida de solteiro", uma versão em português do hit "Gangnam style", do sul-coreano Psy.
Mensagem na página oficial de Latino no YouTube; conta do cantor foi encerrada no serviço (Foto: Reprodução/YouTube)

Na época em que lançou "Despedida de solteiro", Latino foi acusado nas redes socias de ter plagiado a canção de Psy. "Mais 1 vez eu vou explicar p/ as pessoas desenformadas e leigas no assunto, versão AUTORIZADA não é plágio e SIM uma homenagem. Q saco! Podem fzer milhões de versões do PSY no Brasil, pq qndo invadirmos ninguém vai nos segurar. Nossa versão é simplesmente imbatível. Aguardem!", disse o cantor em seu perfil no Twitter. (O G1manteve o texto original escrito pela cantor).

'Minority Report' vira realidade com software que prevê crimes

Por enquanto capazes apenas de observar, as câmeras de segurança poderão receber software capaz de prever infrações no futuro. Foto: Getty Images

Um sistema de inteligência artificial que se conecta a câmeras de segurança para prever quando pessoas estão prestes a cometer um crime está sendo desenvolvido com recursos das Forças Armadas dos Estados Unidos. O software, batizado de Mind's Eye (Olho da Mente, em português), reconhece atividades humanas nas imagens capturadas e utiliza algoritmos para predizer o que os alvos farão em seguida - e, se for preciso, alertar as autoridades. As informações são do Daily Mail.

A tecnologia lembra aquela demonstrada no filme Minority Report, que mostra pessoas sendo punidas por crimes que ainda não cometeram ao invés de serem presas depois de infringirem a lei. Cientistas da Universidade Carnegie Mellon na Pensilvânia apresentaram uma pesquisa demonstrando como essa atividade de previsão funcionaria. A pesquisa foi financiada pelo laboratório de pesquisa do Exército americano.

O sistema funciona com uma infraestrutura de inteligência artificial de alto nível chamada de "motor cognitivo", que consegue aprender a relacionar sinais relevantes de ação corrente com conhecimento prévio e dados armazenados para identificar possíveis ameaças. Ao simular as formas como os humanos filtram e generalizá-la a partir dos sentidos, o software consegue detectar anomalias e comportamento ameaçador automaticamente.

Os sinais que a inteligência artificial consegue identificar - caracterizados por verbos como "caminhar", "correr", "carregar", "pegar", "arrastar", "seguir", "perseguir", entre outros - cobrem tipos de ações básicas que são analisadas em contexto para identificar se devem ser alvo de suspeita. O dispositivo deverá ser utilizado em aeroportos, estações de trem e rodoviárias, assim como em situações militares.

Vírus poderão ser usados para roubar carros, alerta pesquisador

Fábio Assolini (E) e Eljo Aragão (D), da Kaspersky, falaram sobre ameaças de vírus e segurança cibernética. Foto: Ismael Cardoso/Terra
Fábio Assolini (E) e Eljo Aragão (D), da Kaspersky, falaram sobre ameaças de vírus e segurança cibernética
Foto: Ismael Cardoso/Terra

Carros sem motorista, casas conectadas e dispositivos cada vez mais inteligentes são um futuro muito próximo, mas trazem uma dúvida: será que um vírus poderá atacar seu carro ou sua geladeira, assim como já acontece com seu computador? Para o analista de malware da Kaspersky Fábio Assolini, a resposta é sim. "Qualquer dispositivo conectado pode ser atacado", disse ele em encontro com a imprensa nesta sexta-feira, em São Paulo.

Pornôs: dois terços dos acessos a sites vêm de pessoas no trabalho

Duas em cada três pessoas que acessam o maior site pornográfico gratuito do mundo o fazem do local de trabalho, durante o expediente, afirma o terapeuta sexual alemão Christoph Ahlers. Segundo o jornal britânico Daily Mail, tal comportamento indica uma mudança no consumo desse tipo de conteúdo, e aponta para o vício em pornografia.

De acordo com os dados apresentados pelo doutor Ahlers numa conferência na Áustria, são 60 milhões de visitas por dia, em um único site.

"O hábito moderno de ver pornografia não é mais algo que indivíduos estranhos fazem em salas escuras de vídeo", declara o pesquisador, acrescentando que o segundo auge de audiência se dá à noite, com acessos de casa.

O acesso à pornografia no trabalho já levou, por exemplo, o Pentágono a mandar os funcionários pararem de assistir filmes do gênero no local de trabalho. A ordem foi dada a funcionários de uma unidade ultrassecreta, responsável pela defesa contra mísseis.

Prepare seus bolsos: Black Friday chegou

Você sabe o que é a "Black Friday" ("Sexta-feira negra", em português)? Este é um dia tradicional nos Estados Unidos, quando diversas lojas do país oferecem 24 horas de descontos imperdíveis para as compras de Natal.Para a alegria dos brasileiros, essa onda também pegou por aqui e diversas lojas têm descontos exclusivos desde às 23h da quinta-feira, 22. Esta é a terceira edição do evento no país e deve movimentar mais de R$ 150 milhões apenas no comércio eletrônico nacional, segundo a Isto É Dinheiro.No site Busca Descontos, que iniciou a Black Friday no comércio eletrônico brasileiro, é possível fazer um cadastro para participar do evento online e visualizar todas as ofertas de uma só vez. No Save Me e o Zoom também é possível encontrar todas as ofertas em um único lugar. Há ainda aplicativos para iOS e Android da Black Friday Brasil.Entre as marcas de eletrônicos que estão participando da mega liquidação, estão a Dell, Apple e a HP. Mas também há promoções em lojas e sites que comercializam itens tecnológicos, como o Ponto Frio, Extra, Casas Bahia, Submarino, Magazine Luiza, Mercado Livre e outras. A Blizzard, produtora de games, também entrou nessa e vai oferecer três jogos com preços especiais até 27 de dezembro, às 5h59: Diablo III por R$ 79,90; StarCraft II - Wings of Liberty por R$ 39,90 e StarCraft II - Wings of Liberty (upgrade da versão de 60 dias para versão ilimitada) por R$ 9,90.A Dell anunciou que vai oferecer toda a sua linha de computadores para usuários finais (notebooks, ultrabooks, desktops e All-in-One) com descontos que podem chegar a até R$ 1 mil pelo site ou central de vendas. E o Mercado Livre informou que os descontos serão em torno de 30%.De acordo com a publicação, em 2011, o gasto médio dos consumidores brasileiros durante a Black Friday foi de R$ 425, sendo que a média do setor é de R$ 350. Os produtos mais procurados foram eletrodomésticos, eletrônicos, moda e acessórios, e itens de informática.A boa notícia é que além da Black Friday, outro evento do varejo norte-americano também virá ao Brasil: o Boxing Day, marcado para o primeiro dia útil após o natal (26 de dezembro) com liquidações de produtos que não foram comercializados na data.DicaAntes de fazer as compras, acesse este site para saber qual foi a variação de preço dos produtos nos últimos dias. Em 2011, durante a Black Friday Brasil, algumas lojas do país inflaram previamente os preços de seus produtos para que, no dia da promoção, os descontos parecessem maiores. Portanto, fique de olho e monitore os preços. Boas compras!

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Oi anuncia serviço de internet móvel pré-paga

A Oi anunciou nesta quinta-feira, 22, o lançamento de um plano de internet móvel pré-paga para computadores e tablets. O preço do serviço pode custar até R$ 1,00 por dia.A empresa explica que, para utilizar o serviço, basta incluir o chip no tablet ou no minimodem e abrir o navegador. Em seguida, o usuário será direcionado para a página de cadastro, onde o usuário deverá incluir seus dados pessoais e escolher qual dos planos deseja utilizar.Por se tratar de um serviço pré-pago, a Oi alerta que, ao escolher um dos planos, é necessário ter créditos suficientes para débito.Entre os pacotes oferecidos estão o diário, com franquia de 50MB, que custa R$1,89, e o semanal, com franquia de 100MB e sai por R$9,90. Além disso, há duas opções de pacotes mensais. Uma delas oferece limite de 150 MB por R$ 29,90 e a outra tem franquia de 500 MB por R$ 59,90, com acesso aos hotspots Oi WiFi. O cliente não paga pelo excedente trafegado, mas sofrerá uma redução de velocidade para até 50 Kbps. A velocidade do serviço pode chegar a 1Mbps quando conectado à rede 3G ou a 300 Kbps, na rede 2G.

Vdio: fundador do Skype e do Rdio lança serviço de streaming de vídeos

O fundador do serviço de streaming musical Rdio e do mensageiro Skype, Janus Friis, lançou mais uma nova empreitada: o Vdio. O site se lança como mais uma alternativa ao mercado atualmente recheado de opções, com transmissão de filmes e séries online, tal como o Netflix.



Com o slogan “Uma melhor forma de assistir”, o Vdio está em fase de testes fechados, válido apenas para alguns usuários convidados nos EUA e na Inglaterra. O site do serviço, no entanto, já exibe um pequeno preview de como ele vai funcionar, com compra ou aluguel dos vídeos.

Nos termos de uso, poucas novidades. Assim como a maioria dos concorrentes, ele dá ao usuário 24 horas de reprodução em um filme alugado, que pode ter sua reprodução iniciada em até 30 dias após o aluguel.

Um detalhe interessante é que o Vdio permite que os usuários cadastrados no Rdio acessem o serviço utilizando seus dados de login no reprodutor de conteúdo em áudio. Ainda não há informações, porém, sobre o custo do Vdio e sobre como será o acesso destes usuários do Rdio à página no futuro.

Via The Verge.

Anatel tenta evitar que sistema contra celular 'xing ling' barre originais

Bloqueio de celular pirata afetaria importado original e não homologado.
Agência estuda soluções alternativas, tendo em vista Copa e Olimpíada.



A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) estuda medidas para verificar se aparelhos originais importados e ainda não homologados no Brasil também serão bloqueados pelas operadoras brasileiras a partir do primeiro trimestre de 2013.

Com o novo sistema de ativação de chips, em fase de implantação pelas operadoras Claro, Oi, TIM e Vivo, usuários de aparelhos "piratas", também conhecidos popularmente como celulares "xing ling", não homologados no país não poderão ativar os seus chips de voz ou dados.

Mozilla vai descontinuar Firefox de 64 bits para Windows



Sem alarde, a Mozilla resolveu descontinuar a versão de 64 bits do Firefox para Windows. A decisão foi tomada por Benjamin Smedberg, gerente de engenharia da Mozilla. Na lista de discussão de desenvolvedores, ele explica que as versões de 64 bits muitas vezes são motivos de “atritos e frustrações”, já que elas tendem a travar com mais frequência.

Óculos futurista do Google ganha concorrente em dezembro


Americana Vuzix vai lançar modelo com Wi-Fi, GPS e Android a menos de US$ 500. Foto: Divulgação
Americana Vuzix vai lançar modelo com Wi-Fi, GPS e Android a menos de US$ 500
Foto: Divulgação
    Os óculos de realidade aumentada do Google vão ganhar um concorrente no final do ano. Segundo o Mashable, a Vuzix, de Nova York, planeja lançar em dezembro o Smart Glasses M100, com microfone, fone de ouvido, câmera, sensores de movimento, GPS e sistema operacional Android.

    A companhia nova-iorquina já vende gadgets do gênero há anos, mas para órgãos militares. O modelo que chegará ao consumidor comum também tem conexões Wi-Fi e Bluetooth, que permite operar os óculos a partir do smartphone.

    Entre as funcionalidades destacadas pelo CEO da Vuzix, Paul Travers, ao site americano, está a possibilidade de atender chamadas recebidas. Na tela que aparece à frente dos olhos do usuário - uma visão equivalente a um smartphone de 4 polegadas a um palmo de distância - aparecem a foto e o nome de quem está ligando, por exemplo.

    France Telecom lança app para fazer ligações gratuitas

    Operadora entra em concorrência com Skype, Whatsapp e Viber


    Divulgação
    Libon
    O ditado "se não pode vencê-los, junte-se a eles" foi o que motivou a Orange - marca mobile da France Telecom - a se lançar num mercado que tem balançado as contas de operadoras de telefonia no mundo todo: a empresa apresentou um aplicativo global que proporciona ligações e mensagens de texto gratuitamente.

    Giles Corbett, que desenvolveu o app para a Orange, disse à Reuters que há algumas funcionalidades premium, disponibilizadas mediante pagamento - como transcrições do correio de voz ou o envio de cópias das mensagens de voz por e-mail.

    O aplicativo - chamado Libon - pode ser baixado neste link, mas por enquanto ele só está disponível para iPhone; a versão Android sairá no primeiro semestre de 2013.

    A Orange não foi a primeira a se render, pois a Telefónica já tem o TU Me e a Deutsche Telekom, o Bobsled. Com isso, cada vez mais as operadoras entram no terreno de serviços como Whatsapp, Skype e Viber, na tentativa de frear as perdas com mensagens de texto e ligações. Nos Estados Unidos, por exemplo, o SMS já passou pela sua primeira queda.

    Samsung acusa recém-lançado iPad mini de infração de patentes

    iPad mini foi lançado no mês passado em evento nos Estados Unidos. Foto: Divulgação
    iPad mini foi lançado no mês passado em evento nos Estados Unidos

    A Samsung realizou um pedido para incluir o recém-lançado iPad mini na batalha de patentes que trava contra a Apple nos Estados Unidos. A sul-coreana ainda quer incluir as últimas versões do iPod touch e do iPad no processo, segundo o site The Verge. A inclusão desses aparelhos depende da aprovação do juiz americano Paul Grewal, de San Jose, Califórnia, que acompanha o caso.

    Na semana passada, o magistrado autorizou a Samsung a incluir o iPhone 5 nas acusações. O mesmo juiz também permitiu que a Apple incluísse novos produtos da Samsung no processo, e deu aval para que a americana acuse o Samsung Galaxy Note, o Galaxy S III e o sistema operacional Jelly Bean de violação de patentes.

    Uma ação anterior da americana sobre outras patentes resultou em uma decisão de US$ 1,05 bilhão contra a Samsung em 24 de agosto. A Apple entrou com o segundo processo em fevereiro, alegando que vários smartphones e tablets da Samsung, entre eles o Galaxy Nexus, desrespeitaram oito patentes. A Samsung negou infração de patentes e entrou com uma ação acusando o iPhone e o iPad de desrespeitarem oito patentes.

    Cartão de crédito quântico pode ser imune a fraudes

    A partir da publicação de um artigo do físico Stephen Wiesner, em 1983, o conceito de dinheiro quântico (quantum money, em inglês), utilizando as propriedades da tecnologia para criar uma forma de dinheiro à prova de fraudes, tornou-se cada vez mais desenvolvido nos centros de pesquisa do mundo inteiro. E agora, o projeto de uma equipe internacional de físicos deu um novo passo do conceito de quantum money, através de um sistema baseado em tecnologia quântica, que permite estabelecer protocolos para troca de informações que podem ser usados como base para desenvolver um cartão imune a fraudes.

    O cartão de crédito 100% seguro, no entanto, ainda está longe de ser desenvolvido: em fase experimental, o projeto encontra-se em um estágio em que o armazenamento da informação quântica ainda não é suficiente para aplicar os protocolos propostos. "No nosso modelo, podem haver fraudes, mesmo que improváveis: 100% de segurança nunca é possível. Entretanto, o que estamos tentando fazer é reduzir ao máximo as probabilidades de fraude, para algo como ganhar na loteria", exemplifica um dos participantes do projeto, o pesquisador Fernando Pastawski, do Instituto Max Planck de Óptica Quântica, na Alemanha.

    Telecom Italia terá próximas semanas decisivas para operação no Brasil



    A Telecom Italia está para tomar decisões importantes nas próximas semanas sobre o futuro das operações na Itália e do negócio de telefonia móvel no Brasil, o que pode trazer grandes mudanças para a endividada companhia.


    O comitê executivo da operadora se reúne nesta quinta-feira para analisar os assuntos em pauta, disse uma fonte à Reuters, e o conselho vai discuti-los e, 6 de dezembro.


    A Telecom Italia deve decidir primeiramente se fará uma oferta pela operadora brasileira GVT, da francesa Vivendi, para fortalecer a TIM, importante fonte de crescimento nos últimos anos.


    Para isso, o presidente do conselho Franco Barnabe deve convencer os acionistas e o conselho --que inclui a Telefonica-- de que a compra vai dar retornos apesar do possível preço de 7 bilhões de euros (9 bilhões de dólares).


    "A opção da GVT veio do nada e a direção precisa deixá-la mais clara", contou à Reuters uma pessoa próxima a um dos principais acionistas da Telecom Italia.


    A Telecom Italia também deverá decidir se continuará a trabalhar pela separação da rede italiana de telefonia fixa em uma nova companhia e se venderá a capacidade em condições de igualdade para todas as operadoras.

    Governo quer agilizar a chegada do 4G e adiantar a TV digital para 2015


    Ontem, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, em reunião com a presidente Dilma Rousseff discutiu a possibilidade de antecipar o cronograma da TV digital para 2015. Conforme notícia da Reuters, a antiga previsão era para 2016, mas o governo pretende acelerar o processo para que algumas localidades desfrutem do serviço já em 2014.Outra ideia discutida foi a questão do adiantamento das redes 4G. O ministro relatou que o leilão da frequência de 700 MHz poderá ser realizado ainda no segundo semestre do ano que vem. Caso tudo proceda de acordo com o cronograma, algumas regiões poderão aproveitar internet móvel mais rápida e televisão de alta qualidade já na copa.

    quarta-feira, 21 de novembro de 2012

    Facebook buscará partilhar dados de usuários com Instagram

    Facebook adquiriu o Instagram em outubro por cerca de US$ 715 milhões. Foto: AP
    Facebook adquiriu o Instagram em outubro por cerca de US$ 715 milhões
    Foto: AP

    O Facebook está propondo combinar sua base de dados de usuários com aquela do recém adquirido serviço de compartilhamento de fotos Instagram, e vai afrouxar as restrições sobre e-mails entre membros da rede social.

    O Facebook também disse nesta quarta-feira que está propondo descartar um processo que existe há 4 anos que pode permitir que os cerca de 1 bilhão de usuários da rede social votem nas medidas a suas políticas e termos de serviço.

    Vivo e Oi são líderes do celular no 3T12

    A Vivo liderou no 3º trimestre de 2012 (3T12) em cinco dos sete indicadores do celular acompanhados pelo Teleco e dividiu a liderança em ARPU com a Oi.





    IndicadorLíder no
    4T111T122T123T12
    CelularesMarket ShareVivoVivoVivoVivo
    CrescimentoAdições LíquidasTIMVivoTIMVivo
    ReceitaReceita LíquidaVivoVivoVivoVivo
    Receita p/ ClienteARPUVivoVivoVivoVivo/Oi
    RentabilidadeMargem EBITDAVivoVivoVivoVivo
    QualidadeMetas da AnatelTIMVivo??
    CoberturaPopulação AtendidaVivoVivoVivoVivo
    Nota: A ordem não reflete a importância dos indicadores. CTBC e Sercomtel não foram incluídas na análise.

    terça-feira, 20 de novembro de 2012

    Apple testa loja de usados no eBay com 15% de desconto, diz site


    MacBooks e outros produtos da Apple são oferecidos em outlet no eBay. Foto: AFP

    A Apple está testando uma loja de equipamentos usados no eBay, informa o site 9to5mac. Entre os itens oferecidos estão iPads, iPods e MacBooks.


    De acordo com o site, os equipamentos têm descontos em cerca de 15% do preço original, e as vendas são feitas apenas para os Estados Unidos.
    A loja oferece garantia de um ano completa, equipamentos "em condições de novo", baterias novas em iPads e iPods, sistemas operacionais originais reinstalados, manual e cabos originais.


    Além disso, a Apple inspeciona cada aparelho que é vendido, informa o 9to5mac.
    A procura por computadores da Apple, mesmo usados, é grande também no Brasil. Por aqui, lojas como a carioca Made4You mantém uma lista de espera de interessados em produtos específicos. Os descontos no País variam entre 30%, para seminovos, e 75%. Já na revendedora In Brasil, localizada em Campinas (SP), o volume de vendas fica em torno de 20 a 40 equipamentos por mês, com preços 30% a 50% abaixo do valor do produto novo.


    De papelão, bicicleta suporta até 220kg e é à prova d'água

    Os modelos são feitos com 95% a 100% de material reciclado . Foto: Shutterstock
    Os modelos são feitos com 95% a 100% de material reciclado 
    Foto: Shutterstock

    Não bastasse suportar até 220 quilos, esta bicicleta de papelão é à prova d'água. Idealizado pelo engenheiro mecânico Izhar Gafni, o Cardboard Bicycle Project foi viabilizado pela israelense ERB. Foram necessários dois anos de estudos dedicados às propriedades do material e sua aplicação prática. O produto já tem um protótipo feito apenas de material reciclado.



    Com um sistema de produção que permitiu, após os três anos de testes, que o papelão tratado pudesse ter a mesma funcionalidade dos plásticos e metais utilizados nas bicicletas convencionais, o modelo urbano para adultos pesa 9 quilos, e infantil, 3,5 quilos. O custo deles varia entre US$ 5 e US$ 12. Os veículos são feitos predominantemente de material reciclado e ainda estão em fase de testes. Segundo a ERB, assim que forem comercializadas, as bicicletas de papelão poderão ser turbinadas com um motor elétrico.



    Depois de tornar realidade o que muitos engenheiros disseram a Gafni que seria impossível, a empresa israelense afirma que os primeiros modelos comerciais da bicicleta serão direcionados para transporte nas cidades e para funcionários de grandes empresas, com o objetivo de criar um veículo não poluente e com 95% de materiais reciclados. Para produzir a bicicleta em escala industrial, o grupo está procurando parceiros em diversas partes do mundo, para a construção de fábricas verdes. A empresa aposta em um meio de transporte barato, limpo e que não oferece custos de manutenção. Apesar de não fornecer estimativa de valores de comercialização para a Cardboard Bicycle, a ERB está no processo de levantamento de fundos, que deve durar mais seis meses.

    segunda-feira, 19 de novembro de 2012

    Android 4.2 Jelly Bean esqueceu que dezembro existe


    Todos os sistemas operacionais atualmente têm algum bug, seja Android, iOS ou Windows Phone. E existem bugs sérios e bugs não tão sérios assim. Recentemente um bug descoberto no Android 4.2 Jelly Bean ultrapassa esses dois espectros de seriedade e inaugura um novo, o espectro da bizarrice. E a falha já estreia em um dos níveis mais altos: novo sistema não mostra o mês de dezembro nos contatos.
    O primeiro caso relatado desse bug aconteceu na lista de discussão de falhas do Android há quatro dias. Um usuário dono do Galaxy Nexus que havia acabado de receber a atualização disse que ao tentar incluir a data de aniversário de um contato, que nasceu no mês de dezembro, o aplicativo não exibiu o dito mês. No lugar, pula de novembro direto para janeiro do ano que vem.

    Ao que parece, o problema está no aplicativo de contatos. O sistema como um todo ainda tem o calendário gregoriano completo. Então a solução por enquanto, para quem quiser lembrar dos aniversários de amigos que tiveram a infeliz sorte de nascer no último mês do ano, é mesmo usar um aplicativo de calendário separado e inserir as notificações lá mesmo.

    De acordo com o Android Police, o Google já está rastreando esse problema e possivelmente trabalhando em uma atualização que deve ser lançada (esperamos) em breve. Mas isso não vai mudar o fato de que o Android 4.2 vai ficar marcado na história como a versão do ‘Android em que o Google esqueceu que um mês existe’. E isso não deve ajudar muito em publicidade.

    TIM pedirá maior prazo à Anatel após suspensão de promoção


    A TIM pedirá à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que amplie os prazos para as adequações às exigências impostas pela autarquia com a medida de suspensão do pacote promocional "Infinity Day", para que a operadora possa colocar as determinações do órgão em vigor.
    "Devido a condições técnicas documentadas, (a TIM) irá solicitar à agência reguladora hoje (19), que os prazos definidos na medida sejam ampliados", segundo nota.
    A empresa de telefonia móvel disse que, com isso, pretende preservar a plataforma de tarifação e a integridade das informações dos usuários durante as adaptações.
    A TIM afirmou também que vai apresentar dados adicionais sobre a infraestrutura de suporte do serviço, além de uma proposta de acompanhamento técnico da evolução da promoção.
    Na sexta-feira, a Anatel suspendeu o pacote promocional por considerar que isso poderia levar a uma "potencial instabilidade" na rede da operadora.
    A companhia negou irregularidades e afirmou que vai buscar resolver a suspensão aplicada pela agência rapidamente.
    Às 10h53, as ações da TIM caiam 0,26 por cento, a 7,59 reais, enquanto o Ibovespa subia 0,86 por cento.

    Impressora que apaga tinta chega ao Japão em fevereiro

    Funcionária da fabricante japonesa mostra impressora em operação. Foto: AFP
    Funcionária da fabricante japonesa mostra impressora em operação
    Foto: AFP

    A Toshiba vai começar a vender no Japão em fevereiro sua impressora que tem a capacidade de apagar a tinta para reaproveitar o papel. A Toshiba Loops é uma impressora que usa uma tinta azul especial. Essa tinta fica invisível pela ação do calor quando passada por uma segunda máquina, deixando o papel limpo para ser usado novamente. Cada folha pode ser reutilizada cinco vezes.
    Além de apagar a tinta, a segunda máquina permite que aquele conteúdo seja digitalizado e armazenado na própria impressora. A Toshiba afirma que o sistema possibilita uma diminuição de 57% na emissão de CO2 com a reutilização do papel. O equipamento deve ser exportado para outros países a partir de maio do ano que vem.

    Desinteresse da Oi pela GVT beneficia Portugal Telecom, diz banco


    A Portugal Telecom se beneficia do fato de a subsidiária Oi não ter interesse em comprar a rival brasileira GVT, já que essa aquisição exigiria muito financeiramente e colocaria em risco o nível dos dividendos pagos pela companhia, segundo o banco BPI.
    Em comunicado ao mercado, a Oi, em que a Portugal Telecom detém 25 por cento e representa metade da receita do grupo, anunciou que não está interessada na compra da GVT, pertencente à francesa Vivendi, devido às condições financeiras da operação, ao contrário do que a imprensa brasileira havia noticiado.
    "Uma aquisição desta natureza exigiria financeiramente da Oi e colocaria em risco a política de remuneração aos acionistas, com consequências negativas para a PT", disse o BPI. A Oi deve entregar à PT 500 milhões de euros em dividendos até 2015, segundo o plano estratégico.
    A empresa disse ainda que embora a aquisição da GVT ajudasse a Oi a atingir as metas do plano estratégico, o preço de 7 bilhoes a 8,5 bilhões de reais pela companhia "não justifica o esforço".